Como se Organiza a Cidade

A linha do horizonte foi preservada como característica do relevo natural e a cidade é apenas cortada no azul degradê do seu céu. Os extensos gramados verdes e os jardins coloridos são o tom natural conferindo às edificações, que parecem não ter peso sobre o solo. As linhas arquitetônicas adotadas para as fachadas e colunas de sustentação dos prédios são de beleza ímpar. As fachadas envidraçadas dos modernos edifícios comerciais, espelham a cidade, multiplicando o reflexo das belas imagens arquitetônicas como um sonho futurista.

Diz a lenda que o urbanista Lúcio Costa a princípio não se interessou pelo desafio de arquitetura para o desenho de Brasília. O esboço de Lúcio para o desenho da nova cidade foi entregue as 18:00 horas do último dia de inscrições do concurso. Ao contrário de seus colegas que passaram meses planejando e fizeram apresentações de arquitetura elaboradas, os desenhos de Lúcio Costa eram simples: foram feitos a mão com a ajuda de uma régua.

Na carta de apresentação que define o seu projeto de arquitetura, Lúcio define o seu desenho com as seguintes palavras:

“Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz”. Nascia assim o desenho definitivo de Brasília: o Plano Piloto.

Anúncios

Posted on 04/17/2012, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: